INOVAÇÃO@UC

Palestras

Conheça em detalhe os temas das apresentações e os palestrantes do evento.

Inovação@UC-Logotipo-Secundario

Alcibíades Guedes

Professor da FEUP e Presidente do INEGI

É Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (UP). Mestre e Doutorado em Distribuição e Logística pela Cranfield School of Management, Cranfield University (Inglaterra). É Presidente Executivo do INEGI. É Professor Associado do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP-UP. É ainda Docente Convidado da PBS – Porto Business School e Presidente do Conselho Geral da APLOG – Associação Portuguesa de Logística. Foi, entre outros cargos, Vogal Executivo da Direção da PBS, Presidente da Direção da APLOG, Membro do Conselho de Administração da incubadora NET, S.A. (agora UPTEC), Presidente da JuniFEUP, Coordenador do Mestrado em Logística da PBS (conjunto com ISCTE e IST) e Diretor da Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial da FEUP.

Palestra em que esteve presente

tema

“Como converter conhecimento em valor, de forma sustentada?”

Alexandre Fonseca

CEO da Altice

Com mais de 20 anos de experiência profissional, Alexandre Fonseca é Presidente Executivo da Altice Portugal, empresa líder de mercado no setor das telecomunicações em Portugal, desde novembro de 2017. É também Presidente Executivo da Altice Labs Portugal, o centro de investigação e inovação do Grupo Altice. Membro de diversas Associações do Setor de Telecomunicações e IT colabora com entidades, como Consultor Sénior, nas áreas de Gestão de Projetos, Estratégia e Comunicação. É ainda orador e professor convidado em iniciativas privadas e académicas nas áreas de Telecomunicações, Tecnologia e Gestão. Especialista em Negócio e Estratégia Tecnológica desenvolve o seu trabalho em vários projetos complexos e multinacionais, bem como em diferentes operações portuguesas na área de Tecnologia, Operações, Inovação e IT, com especial ênfase nos processos de Transformação, Reestruturação, Reorganização e M&A.

Palestra em que esteve presente

tema

Investimento e Proximidade como principais alavancas da inovação

Antero Abrunhosa

Diretor do ICNAS, Universidade de Coimbra

Licenciado em Bioquímica e Mestre em Eng. Biomédica pela Universidade de Coimbra. Realizou os trabalhos de Doutoramento no Hospital de Hammersmith em Londres. Diretor do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), uma unidade orgânica de Investigação da UC dedicada à Imagiologia Molecular e à Investigação Translacional. Mentor da ICNAS-Produção Unip. Lda, uma empresa do Grupo UC pioneira em Portugal na produção de radiofármacos para a Tomografia por Emissão de Positrões (PET). Membro da Farmacopeia Europeia (Grupo 14), perito da Agência Internacional da Energia Atómica (IAEA) e leitor na Escola Europeia de Medicina Nuclear (EANM). Tem atualmente patentes ativas na Europa, Estados Unidos e Japão.

Palestra em que esteve presente

tema

“Imagiologia Molecular e Teranóstica: da Química à Clínica”

Diogo Simões Pereira

Diretor-geral EPIS

É Diretor-geral da Associação EPIS desde a sua fundação, em 2006, tendo sido Director-geral dos Recursos Humanos da Educação entre Setembro de 2004 e Maio de 2007. É co-autor dos livros “Escolas de Futuro – 130 boas práticas de escolas portuguesas” e “Jovens de Futuro – Como boas práticas podem levar os jovens a conquistar o futuro”. Entre 2012 e 2013, em representação da EPIS, fez parte dos grupos de trabalho e da União Europeia sobre Saída Escolar Precoce. Faz parte do conselho estratégico da “Futurália – feira da qualificação, juventude e emprego” (FIL). Em representação da EPIS, desde 2015, participa na iniciativa da FCT denominada “Coligação para a empregabilidade digital”. Tem feito consultoria em empresas de vários sectores de atividade económica e em organismos públicos e do setor social, nas áreas da Educação, Juventude e Inclusão Social. Licenciou-se em engenharia civil pelo IST, em 1991, e obteve o grau de Master Business of Administration (MBA) pelo INSEAD, Fontainebleau, França, em 2004. Em 2012, frequentou o programa de gestão avançada “Kellogg/Católica – Advanced Management Program”.

Palestra em que esteve presente

tema

“Empresários pela inclusão social das crianças e jovens em Portugal”

Dulce Freire

Coordenadora do projecto ReSEED

Descrição em breve. 

Palestra em que esteve presente

tema

“Economia do conhecimento: sementes, passado e futuro”

Jorge F. J. Coelho

Professor da FCTUC e investigador do CEMMPRE

Obteve o seu doutoramento na Universidade de Coimbra, na aplicação industrial de um novo método de polimerização do cloreto de vinilo. Realizou parte do seu trabalho na Universidade da Pensilvânia (EUA). Os interesses de investigação incluem a polimerização por desactivação reversível de radicais, biopolímeros e métodos de caracterização de polímeros. É membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Materiais, sendo também o responsável pela divisão de Polímeros e Compósitos da mesma sociedade. É o representante nacional na Associação Europeia de Medicina Preventiva, Preditiva e Personalizada (EMPA), e na Federação Europeia de Polímeros (EPF). É vice-diretor do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE).

Palestra em que esteve presente

tema

“Designing effective antimicrobial polymers: potential and limitations”

Miguel Castelo-Branco

Professor da FMUC e investigador do Cibit

Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Realizou os trabalhos de doutoramento no Instituto Max-Planck de Investigação do Cérebro, Frankfurt, Alemanha, onde foi Investigador Pós-doutorado.  Foi professor de Neurociência na Universidade de Maastricht, na Holanda. Atualmente, é diretor do CIBIT, com avaliação de Excelente por painel de avaliação internacional.  Foi Diretor do IBILI (Instituto Biomédico de Investigação em Luz e Imagem), Instituição pioneira na Imagem Médica. É o coordenador científico da iniciativa científica Rede Nacional de Imagiologia Cerebral e Coordena um Nó Europeu de Imagem Médica. Foi diretor do ICNAS, Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde. É Vice-Presidente da APPDA-Coimbra, Associação de Proteção ao Cidadão Portador de Deficiência do Espectro do Autismo e Membro da Direção da Federação Portuguesa de Autismo. Tem desenvolvido projetos empresariais e associativos na área das novas tecnologias para apoio a cidadãos com necessidades especiais.

Palestra em que esteve presente

tema

“Imagiologia Molecular e Teranóstica: da Química à Clínica”

Nancy Duxbury

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da
Universidade de Coimbra

Doutorada em Comunicação pela Simon Fraser University (Canadá), com especialização em desenvolvimento cultural e políticas de publicação. Foi Diretora Executiva do Centro de Especialização para Cultura e Comunidades, Simon Fraser University (Canadá), e Co-fundadora e Diretora de Investigação da Creative City Network of Canada. Atualmente é investigadora doutorada e coordenadora principal da nova linha temática transdisciplinar “Culturas Urbanas, Sociabilidades e Participação” no CES; co-coordenadora do CES Escolas de Verão e Inverno; e membro da European Expert Network on Culture. Foi Investigadora Principal do projeto “CREATOUR: Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais” (2016-2020); lidera a equipa CES no projeto H2020 “UNCHARTED: Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture” (2020-2024); é consultora líder do projeto “CREATOUR AZORES”; e membro do projeto H2020 “URBiNAT: Healthy Corridors as Drivers for Regeneration of Social Housing Neighbourhoods through Co-creation of Social, Environmental and Marketable Nature-based Solutions” (2018-2023).
+info: https://www.ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es/nancy-duxbury

Palestra em que esteve presente

tema

“Creative tourism in Portugal: Bringing research and application together for an innovative, catalyzing approach”

Nuno Mendonça

Coordenador do Projeto Especial UC Business

Doutorado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; MBA para Executivos, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É coordenador do UC Business, o projeto especial da Universidade de Coimbra para a transferência do conhecimento e tecnologia, aproximação ao tecido empresarial e estímulo ao empreendedorismo. É secretário executivo da MetaredX em Portugal.

Palestra em que esteve presente

tema

“UC Business 5.0 – A Reinvenção da Evolução”

Paula V. Morais

Professora da FCTUC e investigadora do CEMMPRE

Licenciada em Biologia, Doutorada e agregada em Microbiologia, pela Universidade de Coimbra. Especialista em microbiologia de ambientes contaminados e desenvolve processos inovadores sustentáveis com base em bactérias. Foi representante da UC na Parceria Europeia de Inovação (EIP) para as matérias primas; Foi membro da Assembleia da Faculdade de Ciências e Tecnologia e membro da Comissão Coordenadora do CEMMPRE.  Actualmente, é vogal da direcção da Sociedade Portuguesa de Microbiologia, coordenadora da Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra (UCCCB) e coordenadora do grupo de Microbiologia Ambiental na FCTUC. Professora Associada no Departamento de Ciências da Vida.

Palestra em que esteve presente

tema

“Contribuição da microbiologia para inovação sustentável”

Paulo Marques

Co-fundador e Diretor de Tecnologia da Feedzai

Paulo Marques é co-fundador e Chief Technology Officer da Feedzai, empresa líder mundial na área de prevenção de fraude e anti-lavagem de dinheiro pelo uso de técnicas avançadas de aprendizagem computacional e inteligência artificial. Antes de fundar a Feedzai, era co-director do Professional Master in Software Engineering entre a Universidade de Coimbra e a Carnegie Mellon University, detendo uma posição em ambas as universidades. Ao longo dos anos liderou um vasto número de projectos para a Agência Espacial Europeia, Microsoft Research, Siemens, entre outras instituições. Paulo Marques é doutorado pela Universidade de Coimbra em sistemas distribuídos, publicou mais de 40 artigos com revisão de pares e um livro. É director científico do programa CMU|Portugal e membro do Forbes Technology Council.

Palestra em que esteve presente

tema

Towards a more competitive Portugal: the role of science, inspiration and ambition”

Paulo Santos

Diretor IPN

Paulo Jorge Marques dos Santos (46). Licenciado em economia pela Universidade Coimbra (1998), possui uma especialização em finanças pela mesma instituição (2004) e larga experiência e formação especializada nas áreas do empreendedorismo e gestão de incubadoras e parques tecnológicos, obtida ao longo de mais de 20 anos de experiência, com vários prémios e reconhecimentos internacionais obtidos neste dominio.
No Instituto Pedro Nunes, Paulo Santos lidera atualmente uma equipa de 20 profissionais de diversas áreas que prestam serviços de incubação e aceleração a uma comunidade de mais de 170 empresas inovadoras, de base tecnológica, em diversas fases de desenvolvimento.
Desde 2001 assume a Direção Executiva da Incubadora de Empresas do Instituto Pedro Nunes (IPN Incubadora), em Coimbra à qual junta, em 2012, a Direção da Aceleradora de Empresas, infraestrutura que atua a jusante da Incubadora no apoio a empresas Scale-Up.
Desde 2018 preside o Conselho Executivo da RIERC – Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro (20+ Incubadoras) e é também Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Tecparques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia (20+ PCTs).
É membro do Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra desde 2021.

Palestra em que esteve presente

tema

“IPN: 25 anos de Incubação – Modelo de Ação e Impacto Gerado”

Ricardo Machado

Vice-Reitor para o Desenvolvimento Institucional da
Universidade do Minho

Professor Catedrático de Engenharia e Tecnologias dos Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Vice-Reitor e Membro do Conselho de Gestão da UMinho em 2017-21. Presidente do Conselho de Administração do Instituto CCG/ZGDV e Presidente da Direcção Executiva do CoLAB DTx em Transformação Digital.

Fundador do Programa Doutoral em Sistemas Avançados de Engenharia para a Indústria, em parceria com a Bosch Car Multimedia. Fundador do ERASMUS Doctoral IP in Innovation and Creativity for Complex Engineering Systems. Coordenador do Curso de Formação Especializada em Programação de Computadores para Reconversão de Licenciados (Qualifica-IT), reconhecido como best practice pelo Programa INCoDe.2030.

Assumiu vários cargos de direcção e coordenação técnico-científica no IEEE Computer Society  IFIP, NESSI Networked European Software and Services Initiative, Carnegie Mellon | Portugal, Cluster TICE-pt, Ordem dos Engenheiros e IPQ.

Recebeu o prémio 2009 IEEE MGA Achievement Award. O seu livro “Requirements in Engineering Projects” foi nomeado pela Springer para o prémio 2016 TAA Textbook Award. O projecto iFlow, por si coordenado, recebeu o Prémio Anual da Excelência Logística da APLOG em 2016.

Palestra em que esteve presente

tema

“Relação Universidade/Indústria”

Rodrigo A. Cunha

Professor da FMUC e Coordenador Científico do MIA-Portugal

Rodrigo Cunha is a Full Professor at the Faculty of Medicine where he heads the Institute of Biochemistry and he is a Principal Investigator at the Center for Neuroscience and Cell Biology of the University of Coimbra (CNC) and Scientific Coordinator of MIA-Portugal (Multidisciplinary Institute of Ageing). He is part of the Steering Committee of the European Neuroscience Campus, the National representative of the Network of European Neuroscience Institutes and a scientific consultant of the Institute for Scientific Information on Coffee (ISIC). He heads the group ‘Purines at CNC’, focusing on caffeine neuroprotection and purinergic modulation; his group is constituted by 6 resident PhD researchers, 4 post-docs and 4 PhD students. He has published over 280 papers with an h factor of 69. He has trained over 40 PhD students and 20 post-doctoral fellows and attracted funds from American and European agencies and private companies.

Palestra em que esteve presente

tema

“Desafios do envelhecimento & MIA-Portugal (Multidisciplinary Institute of Ageing)”

Valentim Branquinho

Diretor Técnico da UC Framework

Licenciado em Design e Multimédia, exerce funções como Arquiteto de Software e Full-Stack Developer há cerca de 18 anos, na criação de produtos feitos à medida, exclusivamente com tecnologias open-source. Especialista no design de interfaces e na experiência de utilização de soluções web, desktop e mobile. Assume hoje a responsabilidade de implementar a visão estratégica digital da Universidade de Coimbra, através da equipa UC Framework, uma empresa UC.

Palestra em que esteve presente

tema

 “A transformação digital da UC em resposta à pandemia”